quinta-feira, 27 de agosto de 2015

charge

charges







crise politica

crise politica

No plano econômico mundial, o ano de 2011 foi marcado pela crise econômica na União Europeia. Em função da globalização econômica que vivemos na atualidade, a crise se espalhou pelos quatro cantos do mundo, derrubando índices das bolsas de valores e criando um clima de pessimismo na esfera econômica mundial.


causas

alto endividamento, principalmente de países como a Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda.

Falta de organização política da União Europeia para resolver questões de endividamento público das nações do bloco.


consequências

 Escassez de crédito

Aumento do desemprego



ações para enfrentar a crise

Implementação de um pacote economico anticrise

 Ajuda financeira aos países com mais dificuldades econômicas como, por exemplo, a Grécia.


Maior participação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu nas ações de enfrentamento da crise;

problemas ambientais

problemas ambientais



A Europa enfrenta diversos problemas ambientais como: chuva acida,  desertificação, resíduos nucleares e destruição da vegetação nativa.

Chuvas acidas:  o uso de combustíveis fosseis como carvão libera gases na atmosfera se combina com ar e vapor e cria a chuva acida.

Desertificação: processo de desgastação do solo por incêndios

Resíduos nucleares: culpa dos paises que utilizam a energia nuclear 

Destruição da vegetação nativa: os incêndios florestais e o desmatamento acabam eliminando boa parte da vegetação nativa

 

hidrografia

hidrografia


A hidrografia européia destaca-se pela grande quantidade de rios, apesar de possuir elevadas altitude o relevo possui lugares com atitude menores de 200m acima do nível do mar


Os seus rios mais importantes são:

Rio Tejo: Lisboa
Importância:o Tejo permitio o desenvolvimento de grupos de pescadores e motivou a criação de bairros ribeirinhos



Rio Tâmisa: Londres
Importância: este teve uma enorme importância para as inúmeras industrias que existem em seu curso


Rio Pó: Norte da Itália
Importância:por ser o maior rio fluvial da Itália ajuda na irrigação de área agrícolas e fornece energia para diversas industrias.



 Rio Sena: Paris
Importância: transporte de mercadorias e de turistas

 Rio Tibre: Roma
importancia: transporte de mercadorias

posição geografica, clima e vegetação

posição geografica

O continente europeu é limitado a Norte pelo Oceano Glacial Árctico e a Sul pelo Mar Mediterrâneo, que o separa do continente africano. A Oeste fica o Oceano Atlântico e a Este situa-se a Ásia. A europa é um continente com um relevo meio acidentado, existem três tipos de relevo: os planaltos as planíces e as montanhas

 Os planaltos: A maioria se encontra no interior da Europa, na área da grande planice Europeia destacam-se relevos muito antigos com altitudes menores de 2.000 metros.

As planices:  Grande parte do território é constituído pela grande Planície Central Europeia que se estende desde a costa ocidental da França e vai até aos Montes Urais, no limite com a Ásia.

As montanhas: As montanhas  encontram-se no sul da Europa. São montanhas de altitude elevada (superior a 2.500 metros) e apresentam declives muito acentuados. 


clima

Por sua vasta área a Europa possui cinco tipos de clima diferentes: subártico, continental, atlântico, alpino e mediterrâneo.

Clima subártico: Possui temperaturas muito baixas com inverno longo e frio.No inverno os dias são quase totalmente escuros, com presença de luz solar apenas quatro horas por dia.


Clima Continental: É o clima que está presente em grande parte do território europeu. Uma de suas principais características são as mudanças extremas de temperatura entre as estações do ano. Ou seja, os invernos são frios (rigorosos com presença de neve) e os verões quentes.


Clima Atlântico: Clima influenciado pela ação atenuante do oceano Atlântico e da corrente do Golfo. Clima marcado também pela forte presença de umidade marítima.


Clima Alpino: Presente nas regiões montanhosas da Europa, principalmente nos Alpes. Nestas regiões, em função das altitudes elevadas, as temperaturas são baixas com presença constante de precipitação de neve.


Clima Mediterrâneo: Presente na costa sul da Europa com grande influência do mar Mediterrâneo. Nesta área o clima é ameno. O verão se caracteriza por ser seco e quente, enquanto o inverno é chuvoso com temperaturas amenas.





vegetação

Na Europa existem 5 tipos de vegetação: a tundra, floresta temperada, floresta conífera, estepe e vegetação mediterrânea

Tundra: esse tipo de vegetação só acontece quando á um degelo, como o tempo de degelo é curto as espécies de plantas dessa vegetação precisam ser fortes o suficiente para suportar baixas temperaturas

Floresta temperada: esse tipo de vegetação já foi predominante na Europa, mas devido a devastação existem poucas área com esse tipos de vegetação como parques e reservas naturais

Floresta coníferaeste tipo de vegetação é também conhecido como taiga ou floresta boreal. Os principais vegetais componentes são os pinheiros e abetos. Este tipo de floresta leva muito tempo para se desenvolver até o estágio adulto dos vegetais.

Estepe: esse tipo de vegetação é mais encontrado na zona temperada continental da Europa

Vegetação mediterrânea: a maior parte dessa vegetação se encontra no sul .  Praticamente não existem mais plantas originais pois amaioria foi substituída por oliveiras.